b2bO que é o Business to Business?

Resumidamente, são os processos de transações entre duas entidades económicas incluindo os processos de de preparação e envio de ofertas, realizar transações, a preparação e o envio de encomendas e, finalmente, a sua comercialização.

 

Se hoje em dia for perguntado se o Marketing Automation tem uma importância significativa nos processos de transação B2B a resposta é, obrigatoriamente, sim.

 

Quais os usos do Marketing Automation para o B2B?

 

segmentaçãoSegmentação

Os potenciais contatos para vendas (leads) são automaticamente atribuídos a segmentos de acordo com os seus interesses através do número de visitas ao site; tempo dispensado e número de visitas.

 

 

 

 

Lead NurturingLead Nurturing

Por outras palavras, é um acompanhamento personalizado que leva o lead a efetuar a compra. Por vezes o lead não está, ainda, pronto para comprar. O objetivo é fazer com quea compra se realize HOJE e não na próxima semana ou “algum dia”. Aqui, voltam os cupões de descontos personalizados para seduzir o cliente, por exemplo.

 

 

 

Aproveitamento das suas vendas

Os perfis comportamentais dos leads ficam guardados na sua “contact info” para aproveitamento em futuras compras pois o sistema rastreia o comportamento de suas ligações durante as visitas a sites. Existe a possibilidade da integração de aplicações e eventos do Facebook e outras redes sociais; alertas são enviados contendo as principais informações sobre determinada oferta que seja do interesse do “prospect”. É aplicado um sistema de notas e tarefas apoiado pelo e-mail marketing.